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Saiba como organizar sua loja e lucrar mais

Publicado em: 14/04/2020 08:59 | Atualizado em: 15/04/2020 09:50

 

Apesar de as vendas por meio do comércio eletrônico terem aumentado nos últimos anos, muitas decisões de compra ainda são tomadas nos pontos de vendas físicos. Isso mostra a importância da utilização de estratégias que ajudem na organização de loja e, consequentemente, em vendas mais lucrativas.

 

Pensando nisso, criamos este artigo com alguns tópicos essenciais que vão ajudar a tornar o seu comércio mais atraente para o consumidor, instigando-o a comprar um produto e gerando a sua fidelização.

 

Apesar de parecer ser um desafio, visto que as pessoas prezam cada vez mais pela experiência, é possível, por meio de algumas ações certeiras, organizar a sua loja. Confira!

 

A disposição dos produtos

Segundo uma pesquisa da Nielsen, existem cinco atributos que têm grande influência na hora da compra e, entre eles, está a localização da loja e um estoque regular de produtos. Ambos os fatores estão diretamente ligados ao varejo físico e, é por isso, que os gestores precisam estar atentos a eles.

 

Como os consumidores já veem com informação de casa (pesquisas na internet), é papel da loja saber quais são as necessidades deles e também os seus desejos. Isso inclui, por exemplo, a busca por lançamentos constantemente e a disposição correta desses produtos por toda loja. Sendo assim, um bom planejamento e uma pesquisa de mercado bem-feita são essenciais.

 

A organização de loja é principalmente pautada pela forma como os produtos são dispostos. Não adianta ter uma variedade maior do que os concorrentes e nem marcas exclusivas, se o consumidor não consegue visualizá-las.

 

Um ambiente “poluído”, com informação em excesso, acaba gerando uma confusão na cabeça do cliente. Novamente, ter um plano em que estão descritos os produtos mais adquiridos e, até mesmo, uma pesquisa de mercado sobre o que atrai primeiramente o olhar do indivíduo é de grande valia na hora de dispor os itens e dar o devido destaque a eles.

 

Nesse último caso, o estabelecimento tem a oportunidade de promover ações especiais de vendas, dando destaque aos produtos que vendem mais, por exemplo. Ou ainda trabalhar a divulgação daqueles itens que não estão tendo tanta saída.

 

Com tudo organizado fica mais fácil estabelecer essas metas.

 

A maior eficácia dos funcionários

Toda empresa deseja ter funcionários mais produtivos em suas tarefas diárias. Se a sua loja está perdendo nesse sentido, talvez o problema esteja na desorganização. Isso pode ser explicado pelo fato de o ambiente organizado ajudar os colaboradores a atenderem melhor aos pedidos dos clientes.

 

Com isso, eles podem, por exemplo, ter tempo para realizar outros atendimentos e mais agilidade na hora de procurar algum produto específico. Além disso, o fato de ter maior facilidade em realizar o trabalho faz com que os colaboradores se sintam mais motivados, o que traz benefícios tanto para eles quanto para a loja.

 

O estabelecimento da experiência do consumidor

Como já dissemos, a experiência do consumidor é um fator determinante para a compra do produto. Ela está ligada intimamente aos nossos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. A loja organizada ajuda a promover e estimular esses sentidos.

 

Podemos destacar, por exemplo, o convite visual que ela faz ao ter à disposição e ao alcance os produtos que o cliente deseja. Se ele entra em um ambiente comercial em que não há um padrão (com muitas misturas de itens diferentes (exemplo roupas de estações variadas), dificultando a procura por um item em específico), isso se torna uma barreira para a compra, o que o leva a procurar outra loja.

 

A setorização da loja

Setorizar a loja é uma maneira de criar uma lógica na cabeça do consumidor que entra no seu estabelecimento. Valorizar essa separação ajuda um setor a complementar o outro, o que ajuda na criação de associação entre os produtos.

 

Por exemplo, os itens mais caros devem ser disponibilizados geralmente mais no final da loja. Em primeiro plano devem vir os produtos de promoções, seguidos pelos lançamentos, produtos principais, entre outros. Isso ajuda os consumidores a circularem pelo local.

 

Outro ponto importante diz respeito à disposição de produtos da mesma categoria, que, preferencialmente, devem estar próximos para que o consumidor possa tomar as suas decisões de compra. Além disso, a setorização faz com que ele passe por mais itens e, consequentemente, gaste mais dinheiro do que está acostumado.

 

O destaque para o que de fato vende

As mercadorias que mais vendem devem ter um destaque maior na loja. Isso só é possível quando a organização é feita de maneira eficaz. Afinal, a maior exposição fará com que o consumidor tenha mais facilidade em encontrar o produto mais vendido do local.

 

Outro aspecto importante da organização é que ela deve dar espaço especial aos itens mais lucrativos para a loja. Distribuí-los corretamente incentivará a compra desses produtos no estabelecimento.

 

A harmonização do espaço

A organização não deve levar em consideração apenas os produtos: ela ajuda a destacar outros pontos importantes de uma loja e que são determinantes para a empresa. Aqui, podemos incluir a iluminação, as cores em destaque no local, a vitrine, o som e, até mesmo, o cheiro. Tudo deve seguir um padrão que leve mais conforto ao cliente que entra no estabelecimento.

 

Todos esses pontos ajudam a valorizar o seu produto e, consequentemente, a vendê-lo mais. É a harmonização entre vários aspectos que cria a imagem na cabeça do consumidor de que aquele lugar é o ideal e que oferece mais facilidades, além de uma experiência marcante. Esse conjunto de coisas é o que faz com que ele retorne.

 

Um projeto diferenciado e que preza pela boa experiência do consumidor traz uma série de benefícios para o empreendimento, como vendas maiores e a maior conexão entre o cliente e a loja. Até mesmo na hora de construir um planejamento estratégico, a maneira como a loja está organizada interfere bastante.

 

Falando sobre a organização de loja, não poderíamos deixar de destacar que a administração do tempo colabora bastante para que o trabalho seja otimizado como um todo. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo e descubra 5 dicas essenciais para organizar o tempo e ter mais sucesso em seu empreendimento!

 

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