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Saiba como construir um catálogo online e vender mais

Publicado em: 23/03/2020 09:00 | Atualizado em: 27/03/2020 10:56

 

Quem trabalha no ramo empresarial já sabe que o mundo digital influencia consideravelmente as vendas, por isso, é preciso se adaptar à realidade atual. Uma boa forma de ampliar o negócio é criar um catálogo online, na medida em que é uma maneira atrativa para exibir detalhadamente seus produtos na Internet.

 

Esse mecanismo permite a expansão da base de clientes e coloca em destaque todas as suas mercadorias, com fácil acesso para quem estiver interessado. Um catálogo ainda é capaz de potencializar suas vendas, pois atinge os consumidores que normalmente não teriam acesso à sua loja, seja por motivos de distância ou não.

 

Continue a leitura e saiba como usar essa ferramenta para vender mais!

 

1. Importância do catálogo online para as vendas

Para negócios que têm uma grande variedade de mercadorias e pretendem vender mais, é importante pensar nessa estratégia de marketing que é o catálogo online. Isso porque ele é capaz de fazer seus clientes enxergarem as opções de compra ou os lançamentos de uma coleção de forma fácil e simples.

 

Esse mecanismo, além de motivar sua equipe de representantes comerciais a vender mais, auxilia na aquisição de novos consumidores. O catálogo online também apresenta vantagens interessantes como a diminuição de gastos com impressões.

 

Você ainda pode, por exemplo, inserir imagens e vídeos de suas mercadorias, como também implementar outras iniciativas que incentivem o ato da compra.

 

2. Como criar um catálogo

A primeira impressão é fundamental. Então, coloque dados a respeito de promoções e de descontos para instigar a visualização e despertar o desejo de captar mais informações nos consumidores.

 

Assim, é necessário compreender o que mais motiva a atração dos seus clientes. No entanto, você deve evitar a poluição visual, pois ela torna a leitura confusa. As imagens também devem estar com uma alta qualidade.

 

Comparado a outras técnicas de marketing digital, adotar essa ferramenta certamente vai expandir suas vendas de forma significativa. O melhor de tudo é que é possível fazer isso com um investimento pequeno, e ainda contribui para fazer com que sua empresa se destaque diante da concorrência.

 

3. Ferramentas que podem ajudar na criação do catálogo online

Hoje em dia, no mercado, existem diversas ferramentas que criam catálogos online para que você venda seus produtos de maneira rápida e fácil. A seguir, acompanhe algumas delas!

 

Collection

Essa ferramenta para catálogo online pertence ao Facebook e, por enquanto, seus serviços estão disponíveis apenas para os dispositivos móveis. Ela contém uma imagem, um vídeo ou um slideshow do item que você deseja anunciar.

 

Com esse aplicativo, além de poder exibir seu catálogo de mercadorias, é possível vincular um vídeo de inspiração para o seu público-alvo. Seu visual é bem simples e auxilia o usuário a determinar suas ações.

 

O Collection é capaz de conduzir clientes em potencial a descobrir produtos nos dispositivos móveis e fornecer uma experiência única de navegação, fator determinante na conversão de demandas de vendas.

 

Quando clica em uma das imagens presentes no aplicativo, a pessoa é direcionada instantaneamente para a exibição de diversos produtos. A partir daí, o item clicado encaminha o usuário a uma determinada página desse produto no próprio website ou no aplicativo da marca.

 

PinShop

Essa solução transforma um catálogo em uma excelente ferramenta interativa de vendas. Foi criada para se conectar a uma loja virtual varejista e apresenta várias opções de personalização, o que permite deixar a página com a cara da marca ou da campanha.

 

É direcionada para segmentos de supermercados, de moda, de decoração, entre outros. Além disso, o PinShop pode ser acessado por meio de celulares, de desktops, de tablets e ainda é bem fácil de ser usado pelo cliente final.

 

Etsy

Etsy é um mercado online que conta com mais de 30 milhões de compradores em todo o planeta. Você adiciona sua loja e cria uma comunidade ao redor do seu negócio a fim de ampliar suas vendas.

 

Nesse aplicativo, você integra sua loja ao site Wix, utilizando a ferramenta para promover sua marca e destacar o seu catálogo online. Além de personalizar a loja conforme o seu estilo, é possível ainda receber pagamentos via PayPal.

 

Inside sales

Por ter como função essencial vender remotamente ou de dentro de sua própria empresa, o inside sales é amplamente difundido nos Estados Unidos e vem crescendo cada vez mais no Brasil. No entanto, a fim de que as informações não se percam, ele exige um processo bem estruturado e organizado.

 

Por exemplo: há alguns anos, quem desejava comprar um móvel para escritório precisava ir à loja para ter informações sobre modelo, marca, acessórios, preço. Todos esses dados estavam na posse do vendedor. Nesse sentido, o fechamento da venda era dependente dele.

 

Hoje em dia, quando o consumidor procura alguma mercadoria, ele já está muito bem informado sobre marca, características e funcionalidades. Algumas vezes, ele sabe mais que o próprio vendedor, visto que fez pesquisas no Google, leu artigos, assistiu a vídeos, recebeu e-mail marketing a respeito do assunto etc.

 

Isso tudo é um trabalho realizado dentro da empresa para atrair, capturar, nutrir e converter leads (potenciais clientes) em consumidores por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, é preciso criar material de qualidade com meta no que o seu público almeja saber.

 

Por outro lado, diferentemente do inside sales, o outside sales relaciona-se às vendas tradicionais que conhecemos, ou seja, aquelas em que o vendedor vai a campo e fecha reuniões com futuros clientes. No entanto, esses processos comuns de vendas podem levar muito tempo para serem finalizados.

 

Cada vez mais, os empreendimentos buscam os meios digitais para fechar negócios, pois, além de reduzir custos, eles são bem mais práticos e eficazes. Assim sendo, quem opta por trabalhar com inside sales, acaba tendo diversas vantagens e benefícios para o negócio. Então, não por acaso, atualmente, na era digital, essa vem se tornando uma das melhores opções para quem trabalha com venda de produtos.

 

Como se pode perceber, o catálogo online pode ser uma excelente alternativa para promover o seu negócio. Mas, lembre-se, tanto no ambiente online quanto no offline, é necessário estar atento a imagens, descrição de produtos, apresentação e relevância das informações. Seguindo essas dicas, certamente você vai conseguir destaque no mercado e ter uma empresa competitiva.

 

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