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Problemas com o seu fornecedor? Saiba qual é a hora certa de mudar!

Publicado em: 22/04/2020 09:11 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

 

Você costuma avaliar a eficiência dos fornecedores da sua loja? Saiba que eles precisam ser constantemente observados, pois falhas no processo de fornecimento afetam seriamente a sua competitividade e não devem ser deixadas de lado.

 

É fundamental acompanhar a eficiência dos processos de compra, de recebimento e de gestão dos estoques, avaliando a qualidade dos produtos, a pontualidade na entrega e a facilidade de pagamento, entre outros fatores.

 

Diante dessa realidade, você já parou para pensar se está na hora de romper o relacionamento com algum fornecedor? Apresentamos a seguir algumas perguntas a serem feitas antes de decidir por essa mudança. Confira!

 

Ele se posiciona como um parceiro estratégico?

Fazer negócios sempre com os mesmos fornecedores podem limitar a busca de alternativas: algumas vezes, você poderá perder boas promoções. Porém, a lealdade tem seus benefícios potenciais: as condições de negociação podem ser especiais e adaptadas à sua realidade e você pode ter preferência em caso de falta de produtos.

 

Por isso, se você e seu fornecedor têm cultivado relações de longo prazo, formando uma parceria estratégica, talvez não vale a pena aventurar-se em mercados desconhecidos. Há o risco de perder consideravelmente o poder de barganha e a possibilidade de campanhas conjuntas, além de amargar a falta de suporte contínuo no pós-compra.

 

Houve mudança na qualidade dos produtos fornecidos?

A reputação positiva da sua loja está diretamente relacionada à qualidade dos produtos? Então, analise cuidadosamente as entregas dos fornecedores. Estabeleça critérios claros de controle de qualidade do estoque recebido e comunique qualquer alteração de padrão ao seu fornecedor o mais rápido possível.

 

Assim, se a falha for pontual, a correção poderá ser imediata. Porém, se o fornecedor persistir no erro, é hora de considerar a troca de parceiro. Na pesquisa Total Retail 2016, realizada pela PwC, 45% dos consumidores entrevistados apontaram a confiança em uma marca como principal critério de fidelização. Não vale a pena colocar sua credibilidade em xeque!

 

Existem opções mais inovadoras?

Para conquistar o mercado, não basta apenas ser criativo: é preciso ser inovador. A diferença está no fato de que a inovação modifica estruturas e transforma a vida das pessoas para melhor, em vez de apenas se apresentar como “algo diferente”.

 

Assim, uma mercadoria curiosa não cria vínculo com o cliente, mas a que gera impacto de longo prazo tende a fortalecer o relacionamento.

 

Inovar em produtos e serviços é cada vez mais difícil, pois o acesso à informação permite que cada novo atributo da oferta seja copiado muito facilmente pela concorrência. Justamente essa dificuldade se converte em uma grande oportunidade para os lojistas: quem garantir produtos realmente diferenciados tem mais competitividade no mercado.

 

Dessa forma, sempre avalie se os seus fornecedores estão te ajudando nessa missão. Não pense duas vezes em buscar novas opções se isso significar surpreender seus clientes com novidades imperdíveis!

 

As entregas ocorrem sem falhas e no prazo correto?

Em outra pesquisa realizada pelo Sebrae, entrevistados afirmaram que ser bem-atendido é um fator fundamental na decisão de compra. Não apenas a cordialidade está em jogo, mas também o respeito pelas necessidades do cliente.

 

Portanto, é muito importante garantir que o produto chegará no prazo combinado e honrar a promessa, para que não haja quebra de confiança. Reveja as relações com seu fornecedor se ele tem feito seu negócio passar por esses desconfortos devido a entregas erradas ou atrasadas.

 

Os métodos de pagamento e descontos são flexíveis?

O ideal é que a compra de mercadorias seja feita sempre à vista para conseguir bons descontos, mas sabemos que essa pode não ser a realidade financeira de muitos negócios.

 

Por isso, antes de negociar, tenha objetivos de prazo e desconto pré-fixados, com base na previsão de investimentos e recursos disponíveis. Nesse processo, é importante contar com fornecedores que trabalhem com condições de pagamento negociáveis para que as vendas possam acontecer sem grande impacto na sua margem de lucro.

 

Antes de fazer uma oferta, o fornecedor também precisa entender a realidade do cliente. Não adianta oferecer desconto sobre grandes quantidades se a sua loja não tem condições de gerenciar o estoque sem perdas relativas. Isso mostrará que ele não é um parceiro estratégico e não está alinhado com seu negócio: quer apenas bater metas de venda. Assim, se não houver um acordo sobre condições que sejam favoráveis a ambos, é hora de procurar um parceiro com mais capacidade de negociação.

 

As variações de preço são constantes?

Os produtos comercializados pela sua loja não podem estar sujeitos a constantes variações de mercado. Se o fornecedor varia demais os preços praticados, forçando o repasse ao consumidor, você poderá ter uma queda considerável no faturamento e uma crise de confiança do seu público.

 

Nesses casos, avalie a negociação de um contrato de longo prazo, que estabeleça padrões de preço compatíveis com a realidade do seu negócio. Assim, caso o fornecedor mude sua margem de lucro ou o custo aumente por algum outro motivo, você estará seguro.

 

A mudança de fornecedor pode impactar o posicionamento no mercado?

Seu cliente associa sua loja a quais referências? Se você conseguir responder essa pergunta, descobrirá se o fator de sucesso do seu negócio está relacionado ao seu fornecedor ou não.

 

Nesse sentido, por mais que a qualidade desse relacionamento tenha sido questionável, é importante considerar o quanto a possível troca de fornecedor afetará ou não o seu negócio. Por exemplo, se ele possui produtos exclusivos e que não é possível encontrar em outro lugar, talvez não seja uma boa ideia trocá-lo.

 

Procure estreitar o relacionamento com esse parceiro, pois sua importância é muito estratégica para o sucesso dos negócios. Enquanto isso, também pesquise outras possibilidades para reduzir essa dependência.

 

Nunca deixe de realizar esse gerenciamento se quiser garantir a satisfação do seu cliente e a sustentabilidade do seu negócio. Possíveis táticas para acompanhamento de fornecedores podem incluir: contato e feedbacks constantes, ações de incentivo, parcerias, entre outras. Fique sempre de olho!

 

Se depois de ler este artigo, você sentiu a necessidade de buscar novos parceiros estratégicos, nós estamos à disposição! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a melhorar ainda mais a satisfação dos seus clientes!

 

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