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Porque investir no treinamento de seus vendedores?

Publicado em: 25/03/2020 14:50 | Atualizado em: 07/04/2020 11:05


 

Todo empresário sabe que uma boa equipe de vendedores é fundamental para o sucesso de uma empresa, afinal, é ela a responsável por ajudar na prospecção de novos clientes, fechar mais negócios e ainda reforçar os valores do negócio.

 

Apesar disso, nem todos investem em atualização e treinamento de vendedores e, com isso, podem acabar com suas equipes desmotivadas, desatualizadas e despreparadas para lidarem com seus clientes. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

 

Qual a importância de ter uma boa equipe de vendedores?

Quando o consumidor chega a sua loja, quem é a primeira pessoa que ele encontra? Seu vendedor, é claro! E o tratamento desses funcionários com o cliente é que fará toda a diferença entre optar comprar de você ou da concorrência.

 

Um vendedor atencioso, que entende os problemas do cliente, sabe usar boas técnicas de vendas, domina onde estão os produtos da sua loja e, ainda, dá dicas de como usá-los, provavelmente, se sairá muito melhor na “missão” de encantar e conquistar o cliente, do que aquele que simplesmente “cumpre o protocolo”.

 

E não é só isso! Quando seus vendedores têm esse tipo de atitude, muitas pessoas podem ir até a sua loja justamente por causa desse atendimento, que passa a se tornar um diferencial, ajudando a atrair novos clientes, e a fortalecer a marca da sua empresa.

 

Lembre-se que o mundo dos negócios está mudando, e hoje os clientes estão muito mais exigentes. Com as novas tecnologias, é possível comprar praticamente qualquer coisa com apenas um clique. Por isso, a atenção e o atendimento dos seus vendedores podem ser o diferencial que fará com que o seu cliente se desloque até a sua loja para comprar de você.

 

Quais as vantagens de investir no treinamento de vendedores?

1. Aumento dos lucros

Independentemente do ramo ou do porte, uma coisa é certa: todas as empresas desejam vender mais e ter mais lucros. E uma forma de conseguir isso é com uma equipe de vendas bem treinada, atualizada e segura.

 

Quando seus vendedores detêm a informação correta sobre os seus produtos, formas de utilizá-los, benefícios, e ainda estão por dentro das tendências do mercado, fica mais fácil de prestar um atendimento de qualidade ao seu consumidor, encantando a clientela e fechando mais vendas.

 

2. Redução da rotatividade

A rotatividade de funcionários é um problema que pode ser causado por inúmeros motivos, como a falta de identificação dos colaboradores com a sua empresa, a cobrança por metas quase impossíveis de serem alcançadas, a dificuldade em realizar o serviço proposto, entre muitas outras.

 

Porém, a maior parte dessas causas podem ser reduzidas quando se investe em um treinamento de vendedores. Afinal, quanto mais preparado e bem informado o seu times estiver, mais fácil será o entendimento do que a sua empresa espera e como deve realizar o serviço proposto.

 

Além disso, quanto mais informação e orientação os seus vendedores tiverem, maiores serão as chances de eles se identificarem com a sua empresa e se sentirem confiantes para executarem suas funções, crescendo junto com você.

 

3. Atualização dos seus profissionais

O mundo é dinâmico e a todo o momento surgem novas ferramentas, materiais e até técnicas de vendas. Mas, pode ser difícil para os seus vendedores acompanharem isso tudo, principalmente se o seu negócio não oferecer um treinamento a eles.

 

O mercado está cada vez mais competitivo, e somente os que estiverem bem preparados conseguirão alcançar as melhores metas. Assim, quanto mais seus vendedores conhecerem as inovações e as tendências do seu setor, mais fácil será para eles fecharem bons negócios para a sua empresa.

 

4. Expansão da taxa de fidelização dos clientes

Clientes fiéis são sempre ótimas estratégias para qualquer negócio, isso porque reduzem o custo de aquisição, têm um ticket médio maior, e já estão seguros com a sua marca.

 

Mas, com um mercado extremamente concorrido como o que estamos lidando, nem sempre é fácil conseguir fidelizar a clientela.  Uma das formas de alcançar esse objetivo é oferecendo um bom treinamento de vendedores.

 

Novamente, quanto mais informações técnicas e até de abordagem pessoal seus funcionários tiverem, mais fácil será para eles realizarem atendimentos precisos, que realmente ajudem e encantem os seus clientes e, consequentemente, faça com que essas pessoas retornem mais vezes para comprar no seu estabelecimento.

 

5. Aumento da motivação das suas equipes

Ser vendedor não é fácil, afinal esse é um setor que sempre é muito cobrado, com exigência de metas e outros pontos. Não raro, esses profissionais acabam se sentido desmotivados e até desvalorizados, sentimentos que podem refletir no serviço que desempenham.

 

Os treinamentos ajudam seus vendedores a saírem da rotina, aprenderem técnicas novas de vendas, analisarem os lançamentos do mercado, além de passarem a imagem de que a sua empresa valoriza os seus funcionários, aumentando a motivação dessas equipes, e também o seu rendimento. Profissionais motivados tendem a se dedicarem mais, ajudando o seu negócio a inovar.

 

6. Atração de clientes

Se você fosse um cliente, preferiria ser atendido por um vendedor motivado, bem informado e atencioso, ou por um que apenas “cumpre o seu serviço”? A diferença na forma em que os vendedores abordam os clientes pode ser decisiva entre conquistar um consumidor ou perdê-lo para a concorrência.

 

Com vendedores bem treinados e orientados, as chances de oferecer um ótimo atendimento são maiores, fazendo com que mais pessoas procurem o seu negócio.

 

Como realizar o treinamento de vendedores?

Existem inúmeros tipos de treinamentos de vendedores que podem ser mais ou menos interessante para a sua realidade. Veja algumas dicas importantes que podem te ajudar:

 

- Tente entender as necessidades do seu negócio, pensando em quais tipos de treinamentos seriam mais interessantes (atualização em técnicas de vendas, uso de novo software na empresa, novos tipos de produtos etc.);

- Converse com seus vendedores e entenda quais são suas principais dificuldades e dilemas na hora de atingirem as metas;

- Analise o que o mercado de treinamentos oferece, e avalie se é melhor contar com um treinamento interno ou com a contratação de uma equipe de profissionais de fora;

- Sempre treine os seus vendedores novatos, explicando como funcionam seus procedimentos internos, as metas, expectativas, entre outras informações essenciais;

- Todas as vezes que for realizar alguma mudança interna (como ao adotar um novo procedimento ou tecnologia), treine e capacite os seus vendedores;

- Use o instinto competitivo dos seus vendedores a favor do seu negócio, como desenvolvendo concursos, competições de vendas e outras formas de motivar sua equipe;

- Meça e acompanhe os resultados dos seus vendedores, analisando o que pode ser melhorado, e recompense os que têm tido um bom desempenho.

 

Como você viu, investir no treinamento de vendedores é algo muito importante para qualquer empresa, pois ajuda a fortalecer os seus diferenciais, conquistar novos clientes e a fidelizar os antigos, maximizando seus lucros.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário para a gente com a sua pergunta!

 

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