blog-banner

Ponteiras para móveis: para quê usar nas mobílias?

Publicado em: 21/08/2020 12:00 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

ponteiras para móveis

 

 

Quase invisíveis, as ponteiras para móveis são peças muito utilizadas em mesas, cadeiras, displays, estantes, banners, móveis tubulares, escadas, entre outros itens de escritório e casa, tanto para uso profissional quanto para doméstico.

 

As ponteiras, também chamadas de pezinho para móveis, além de garantir a proteção dos móveis e pisos, possui outros benefícios para ser considerado um dos melhores acabamentos para móveis.

 

Função e aplicação das ponteiras para móveis

 

As ponteiras para móveis são acessórios de acabamento que garantem a durabilidade e estabilidade das mobílias, ajudando a prevenir o desgaste pelo atrito dos pés dos móveis com os pisos, o que evita os arranhões e riscos no chão.

 

De modo geral, costumam ser aplicadas em extremidades de mobílias dando acabamento e proteção aos pés, mas também podem ser usados nos topos de móveis, a exemplo do uso nas extremidades superiores de cadeiras. Em ambos os casos, sua principal função é evitar o atrito entre os materiais rígidos (piso e móvel).

 

A fabricação da peça costuma ser feita em material plástico, PVC ou borracha, sendo bem distinto seu formato, tamanho e aplicação, de acordo com o móvel onde será aplicada. Por isso, antes de escolher qual ponteira instalar no móvel, é preciso conhecer seus tipos, principais diferenças e vantagens.

 

Tipos e modelos de ponteiras: principais diferenças e benefícios

 

As principais vantagens desse acessório de acabamento é a proteção contra danificações e a resistência do material. Contudo, é preciso lembrar que cada tipo de ponteira possui uma característica diferente e, portanto, um resultado distinto.

 

Veja abaixo os principais tipos de ponteiras conforme o material de fabricação:

 

Ponteira Plástica: sendo a mais barata de todas, esse tipo possui mais resistência a cargas e atritos, e tem mais rigidez no material, o que torna ela mais dura e mais propensa a danificação diante de pressões mais fortes. Sua aplicação é ideal para itens utilizados em fábrica, instalar em cadeiras e em ambientes com mais umidade, podendo ser utilizado também para vedamento contra entrada de água.

 

Ponteiras plásticas agrupadas

 

Prós:

  • baixo custo de aquisição;
  • maior resistência a cargas e atritos com o piso;
  • ideal para ambientes de fábrica;

 

Contra:

  • não são recomendadas para chão de madeira; 
  • fácil danificação com pressões mais fortes.

Ponteira de PVC: possui melhor aderência, acabamento estético, maior flexibilidade e resistência, proporcionando menos atrito com pisos e maior deslizamento do móvel. Além disso, tem significativo custo x benefício por conta do material mais maleável e difícil de ser danificado, sendo o mais utilizado em ambientes internos para uso doméstico.

 

Ponteiras de PVC e uma cadeira de ferro

 

Prós:

  • facilidade de instalação;
  • melhor custo x benefício;
  • ideal para ambientes internos e uso doméstico,
  • melhor deslizamento em locomoções de móveis.

Ponteira de Borracha: ideal para ambientes externos e pouco indicada para acabamentos com finalidade mais estética pelos resíduos deixados no chão. Esse tipo de ponteira é mais utilizada para móveis com acabamentos mais leves e tem o intuito de esconder rebites e parafusos. Sua aparência é mais fosca, seus modelos acompanham o design do móvel e seu material mais maleável é passível de danificação quando sujeito a muita pressão.

 

Prós:

  • ideal para áreas externas com piso rústico e para equipamentos como escadas, bancadas que contem maquinários, entre outros que precisam de mais estabilidade nos pés;
  • alta prevenção contra deslizamentos;
  • boa opção para acabamentos estéticos;

 

Contras:

  • baixa resistência quando esticado, podendo sofrer danificações;
  • maior custo de aquisição devido ao material de fabricação.

 

Modelos de ponteiras

 

Além da classificação por tipo de matéria-prima, há também os modelos de ponteiras, definidos pelas dimensões do pé do móvel ou local de instalação. Eles variam conforme tamanho, tipo de aplicação (para encaixe, com ou sem rosca, interno ou externo) e formato.

 

Os tamanhos das ponteiras podem variar entre pequenos a extragrandes, com dimensões entre 9mm e 22mm de diâmetro (pequeno), 25mm e 31mm (médias), 40 mm e 50mm (grandes) e até 60 mm (extragrandes).

 

Quanto à aplicação, as ponteiras internas são encaixadas dentro dos pés dos móveis e as externas fixam-se por fora. Já aquelas com rosca, o interior é revestido com o acabamento adequado para que seja feito o devido encaixe.

 

Entre as opções no mercado, os seguintes formatos podem ser encontrados: redondos (para encaixes tubulares), oval, quadrado, retangular e com rosca. Tudo vai depender do tipo de mobília onde a ponteira será instalada, design e ambiente do móvel.

 

Checklist para escolher a ponteira correta

 

Depois de todos esses detalhes, ainda pode restar uma pergunta: como escolher a ponteira correta para o móvel?

Então, listamos abaixo o checklist que deve cumprir antes de escolher o acessório de acabamento:

 

  1. Avalie o ambiente e design do móvel

Como todo acessório de acabamento, a funcionalidade e estética são fundamentais. Por isso, deve considerar a adequação da ponteira para o tipo de mobília para ter o melhor resultado. Já a melhor aparência fica por conta dos aspectos da decoração e estilo que vão determinar qual material vai combinar melhor com o móvel e espaço.

 

  1. Verifique as dimensões externas ou internas do espaço onde a ponteira será instalada e anote as medidas.

Isso vai te ajudar a descobrir o tamanho do acessório. Lembrando que para medir tubos circulares devem ser consideradas polegadas, já para os retangulares e quadrados milímetros.

 

  1. Considere aquele que tem o melhor custo-benefício

 

Diante dos pontos anteriores e com as possíveis indicações de ponteira, considere aquele que consegue combinar de forma justa o preço e vantagens após instalação.

 

Um dos acessórios mais utilizados em acabamento, as ponteiras para móveis têm o melhor custo-benefício e qualidade para quem deseja proteger os móveis e pisos contra danificações.

Para aqueles que prezam por acessórios com qualidade e longa vida útil, as ponteiras são ideais, pois engloba diversos benefícios:

 

  • proporciona melhor acabamento às extremidades dos móveis, garantindo uma aparência agradável:;
  • material resistente, com alta durabilidade;
  • protege e evita desgastes como riscos, marcas e arranhões;
  • diminui os riscos e atritos entre as estruturas rígidas;
  • facilita as locomoções dos móveis e organização dos cômodos

 

Depois de conhecer tudo sobre as ponteiras para móveis, agora você pode escolher o tipo que preferir entre as infinitas opções no mercado, inclusive na Completa tem mais 100 modelos.

 

Clique aqui e acesse nossa página exclusiva da linha de ponteiras.

 

 

 

DESTAQUES

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

No blog de hoje, vamos explorar os recursos e benefícios do Gabarito Copiador de Contornos Brasfort, bem como suas diversas aplicações em diferentes áreas.

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

No blog de hoje, exploraremos a importância dos puxadores na estética e funcionalidade dos ambientes, além de discutir diferentes tipos e materiais que influenciam o design.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024