blog-banner

Luvas de segurança: descubra a indicação de cada tipo

Publicado em: 15/05/2020 11:10 | Atualizado em: 15/05/2020 11:11

 

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de uso obrigatório para uma série de profissões, já que muitas atividades oferecem riscos à saúde e bem-estar dos trabalhadores. Dentre os diversos EPIs existentes, as luvas de segurança são um dos mais importantes, uma vez que protegem uma parte do corpo essencial ao desempenho de qualquer atividade profissional.

 

Existem diversos modelos, tamanhos e materiais de luvas de segurança, pensadas para atender a necessidade de setores do mercado produtivo específicos. No entanto, é importante frisar que este produto, assim como qualquer outro EPI, deve conter o certificação de aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, pois é esse certificado que garante sua eficácia.

 

Tipos de luvas de proteção

Existem diversos tipos de luvas, que são diferenciadas de acordo com critérios como

a) método de fabricação,

b) material de confecção,

c) proteção ofertada,

d) espessura do material

e) finalidade.

 

Isto é, contra qual tipo de risco a luva protege (perfurações, abrasões, proteção contra agentes químicos, etc.), dentre diversos outros.

 

Na sequência, serão expostos quais os principais tipos de luvas de proteção existente de acordo com o material em que são fabricadas, bem como suas indicações.

 

- Luvas de PVC: pelo material em que é fabricada, esse tipo de EPI oferece proteção contra abrasivos químicos, e por isso é muito utilizada por profissionais que manipulam substâncias ácidas, como os da indústria farmacêutica, de limpeza pesada e construção civil. Além disso, também oferece proteção relativamente satisfatória contra cortes.

 

- Luvas de neoprene: esse material é basicamente uma espécie de borracha sintética, o que naturalmente implica em características como impermeabilidade, maleabilidade, alto atrito contra superfícies e secamento rápido. São amplamente utilizadas por profissionais da indústria automotiva e química, em especial por apresentar alta resistência tanto a baixas quanto a altas temperaturas. 

 

- Luvas de látex: EPIs deste material talvez seja o mais conhecido pelo grande público, uma vez que são as luvas utilizadas por profissionais da saúde e de estabelecimento alimentícios. Além de ser maleável e impermeável, outra grande vantagem reside no fato de não prejudicar o tato, o que permite maior segurança no uso. 

 

- Luvas de malha: trata-se de uma luxa extremamente versátil, muito utilizada por profissionais que necessitam manipular peças com frequência para evitar o contato direito e formação de bolhas e calos na mão. Existem diversas opções no mercado, que variam no tipo/quantidade de fios utilizados e existência ou não de pigmentação.

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2020