blog-banner

Como o código de barras pode ajudar a aprimorar os seus negócios

Publicado em: 17/03/2020 14:53 | Atualizado em: 25/03/2020 14:55

 

Você sabe qual é a importância de ter código de barras em seus produtos? Listamos, neste post, quais são as funções do código de barras e a importância de seu uso para a sua empresa!

 

O que é?
O código EAN/UPC (também conhecido como código de barras) foi desenvolvido para identificação do produto no ponto de venda, devido à agilidade propiciada na captura das informações. Este padrão auxilia na identificação de itens comerciais, através da leitura da estrutura numérica do código, representado abaixo das barras.

 

Além do código no próprio produto, a Completa também fornece o número na Nota Fiscal do produto.

 

Por que preciso ter código de barras em meus produtos?
O código de barras hoje faz parte da realidade de empresas de diversos tamanhos e segmentos, indo da indústria ao varejo. A principal função dessa “ferramenta” é armazenar informações a respeito de um determinado produto, garantindo que seja possível fazer o registro e armazenamento desses dados – o que, inclusive, facilita diversos processos importantes para o negócio, como o controle de estoque e/ou de vendas.

 

Além disso, o código EAN é aceito em todo o mundo, com exceção apenas dos Estados Unidos e Canadá.

 

Quais são as vantagens de ter código de barras?


Padronização
O código de barras (ou código EAN) é padronizado para o uso no mundo inteiro. Ou seja, um produto fabricado no Brasil terá o mesmo código de barras em qualquer parte do mundo (exceto, apenas, Estados Unidos e Canadá, como citamos anteriormente), facilitando sua identificação.

 

Agilidade e Gestão de Estoque
Associando o código de barras (EAN) a recursos como leitor eletrônico e o software de gerenciamento de estoque é possível alcançar mais agilidade e automação nas tarefas.

 

No ponto de vendas, a leitura de códigos de barras garante o envio automático de informações sobre quais itens foram vendidos, sendo possível utilizá-las dentro da movimentação logística. Com o uso desse código, portanto, é possível acompanhar quando o produto entra ou sai do estoque, bem como quando ele é vendido.

 

Desta forma, você diminui o tempo necessário para fazer o registro de uma atividade, seja ela uma movimentação interna ou uma venda, otimizando processos.  

 

Redução de custos e aumento da produtividade
O código de barras surge para ajudar a sanar exatamente esses dois problemas: perda de tempo e erros operacionais. Erros operacionais, em algumas situações, podem ocasionar até mesmo prejuízos financeiros. Já a perda de tempo, por sua vez, leva à perda de produtividade, diminuindo a capacidade de faturamento do negócio de uma forma geral.

 

Tornando os processos mais ágeis, a produtividade se torna maior e, além disso, como as atividades passam a ser realizadas com objetividade, também existe ganho com a redução de erros e retrabalho.

 

Segurança na tomada de decisão
Uma vez escaneado, o código vai transmitir, sem interferências, as informações exatas sobre aquele determinado item. Isso faz com que todo o processo de coleta de informações seja mais confiável, especialmente quando se considera que não há dependência da atuação humana em relação a essa aquisição.

 

O ganho de visibilidade e de rastreabilidade também colabora para a tomada de decisão. Por meio do acompanhamento de entrada e saída de itens em estoque, por exemplo, a gestão pode decidir fazer compras para evitar o desabastecimento. Da mesma forma, por meio da avaliação do uso de código de barras você pode identificar quais são os itens com maior saída e, a partir disso, tomar uma série de decisões para favorecer o negócio, inclusive, pensando na satisfação de quem compra.

 

Facilidade nas relações comerciais
Por ser um padrão, o código EAN facilita na identificação e nas informações sobre produtos, o que beneficia suas relações comerciais. Além disso, por ser utilizado internacionalmente, caso a empresa opte por exportar seus produtos, não é preciso investir na criação de novos códigos.

 

Gostou dos benefícios que o código EAN pode trazer para os seus negócios?

O código de barras não apenas ajuda a otimizar uma série de processos, como também pode contribuir para diminuir erros, custos, e aumentar a segurança e confiabilidade de informações. Portanto, se você almeja profissionalizar cada vez mais seu negócio, é indispensável que adote essa ferramenta em seus processos.

 

Para ajudá-lo, a Completa possui código EAN em todos os seus produtos, e você pode utilizar esse mesmo código em sua loja. Quer conhecer todos os produtos que temos em linha? Acesse: www.completa.com.br e faça agora mesmo sua cotação online.

 

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2020