blog-banner

Segurança do trabalho: EPIs indicados em serralherias

Publicado em: 03/04/2020 09:52 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

O equipamentos de proteção individual (EPIs) são de extrema importância na prática profissional da grande maioria das profissões, uma vez que zelam pela saúde e bem-estar dos trabalhadores ao mesmo tempo em que reduzem os riscos e gravidade de possíveis acidentes.

 

Tais equipamentos são de especial importância para profissionais que atuam em serralherias, já que a prática profissional envolve uma série de situações de risco em potencial, como solda, corte, carregamento de peso e manipulação de ferramentas perigosas.

 

Para evitar que você, serralheiro, seja exposto à situações perigosas sem a devida proteção e para evitar processos trabalhistas motivados por acidentes em situações em que os colaboradores não estavam utilizando os equipamentos adequados, preparamos este artigo, que contém a listagem dos principais EPIs indicados para serralheria e suas funções no dia a dia profissional.

 

Óculos de proteção

Trata-se de um equipamento de proteção individual de extrema importância pois além dos olhos serem a área mais sensível da face, e por isso mais propensa a acidentes, o trabalho de corte é diário em serralherias, e raspas podem acabar respingando no rosto.

 

Luvas de raspa

É importante lembrar que o trabalho com metais sempre deixa rebarbas, que não só podem como causam cortes, como também sujeitar os trabalhadores a doenças como o tétano e infecções, tornando este EPI obrigatório. 

 

Botas de couro

Além de ter a ponteira em ferro, que protege a ponta dos pés contra possíveis machucados causados pela queda de objetos pesados e/ou cortantes, este equipamento também é capaz de garantir proteção contra fagulhas de solda.

 

Avental de couro

Equipamento que segue a mesma lógica de proteção do anterior, uma vez que além de proteger o tronco e pernas contra queimaduras por fagulhas de solda, também é capaz de garantir que equipamentos perfurantes não causem danos à pele da região.

 

Máscara de solda

Aqui temos aquele que talvez seja o EPI mais importante no trabalho do serralheiro, uma vez que a máscara de solda protege contra queimaduras nos olhos causadas pela radiação da solda, que mesmo que não sentida na hora, pode causar sérios danos à visão, podedo levar inclusive à cegueira.

 

Respirador com filtros

Durante o trabalho de corte, pequenas partículas de metal se dispersam pelo ar, e quando aspiradas podem causar uma série de problemas ao sistema respiratórios, alguns de natureza grave, justificando a obrigatoriedade de uso deste equipamento.

 

Apesar os EPIs listados acima serem os mais importantes para a proteção individual dos trabalhadores de serralherias, existem diversos outros que também são vitais para garantir a segurança do trabalho, evitando acidentes e garantindo a proteção legal do empregador.

 

Se você deseja saber mais sobre segurança do trabalho em serralheria, recomendamos ler na íntegra os textos das normas aplicáveis a tal tipo de estabelecimento, incluindo:

 

-NR 01 e 02: de caráter geral;

-NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

-NR-9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ;

-NR-10: Serviços em Eletricidade;

-NR-15: Atividades e Operações Perigosas; 

-NR-17: Ergonomia.

 

Para ter acesso a esse e outros conteúdos e ficar sempre informado, não deixe de visitar o blog da Completa regularmente. Até a próxima!

 

DESTAQUES

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

No blog de hoje, vamos explorar os recursos e benefícios do Gabarito Copiador de Contornos Brasfort, bem como suas diversas aplicações em diferentes áreas.

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

No blog de hoje, exploraremos a importância dos puxadores na estética e funcionalidade dos ambientes, além de discutir diferentes tipos e materiais que influenciam o design.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024