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Porque é importante as lojas físicas também se digitalizarem?

Publicado em: 06/04/2020 09:57 | Atualizado em: 07/04/2020 11:10

 

Para quem não acredita que já estamos vivendo uma verdadeira transformação digital, basta observar o mundo ao redor. As pessoas já não se separam mais de seus celulares e empresas que não marcam presença nas redes sociais têm suas lojas físicas cada vez menos lembradas.

 

O relatório de outubro de 2017, divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, ilustrou muito bem esse cenário: o Brasil é o 4º país em número de usuários de internet. São 120 milhões de pessoas online!

 

Apenas com esse dado já é possível imaginar por que é importante as lojas físicas também se digitalizarem. No entanto, ainda temos mais motivos para você pensar em começar a digitalização da sua loja o quanto antes. Vamos lá!

 

O que é a digitalização das empresas?
Para entender bem a importância desse processo, é preciso compreender o que é digitalizar uma empresa. Trocando em miúdos, a digitalização das empresas é a modernização do modelo de negócio dela. Mas não apenas disponibilizar um site na internet para dizer que está na rede mundial de computadores.

 

A digitalização é uma transformação de dentro para fora. É uma mudança de concepção do próprio negócio e dos objetivos da empresa. Digitalizar uma loja física é ficar mais próximo do seu cliente e dos possíveis novos compradores de seus produtos e ainda romper os limites físicos, uma vez que você passa a estar disponível para todo o mundo.

 

Porém, a digitalização também é importante quando ocorre, antes, nos processos internos. Para exemplificar, imagine o quanto de papel você já gastou para emitir orçamentos, panfletar sobre seu negócio, registrar novos clientes e documentar compras e vendas de materiais, entre outros.

 

Ou seja, a digitalização envolve marcar presença no mundo virtual, mas também aprimorar os processos internos da sua loja física para otimizar o fluxo de trabalho, reduzir custos, potencializar investimentos e até deixar a sua loja mais organizada.

 

Quais são os benefícios da transformação digital?
Ainda que muitos empreendedores acreditem que o benefício da transformação digital de suas lojas é a economia de recursos, é preciso ampliar a percepção administrativa para entender que esse não é o principal benefício. A empresa que opta por essa mudança, tende a desenvolver outros pontos positivos, como mostramos adiante:

 

Otimiza os seus recursos
Como dito anteriormente, a digitalização é uma excelente forma de economizar recursos quando o empreendedor investe em processos tecnológicos. O simples fato de ter um sistema de gestão de relacionamento com o cliente — também conhecido como CRM — proporciona a redução do uso de papel para cadastro de clientes e contratos, por exemplo.

 

De imediato, a economia pode até parecer pouca. Mas quando analisado a longo prazo, a redução dessas miudezas gera uma economia, muitas das vezes, impressionante. Sem falar nos sistemas digitais de controle de estoque, que permitem evitar desperdícios de materiais, trabalhar com estoques reduzidos e investir comprando apenas o que vende mais em sua loja.

 

Maximiza a produtividade dos seus colaboradores
Com todos esses sistemas digitais voltados para a gestão de sua loja física, certamente os seus colaboradores terão mais tempo para dedicar esforços em atividades estratégicas. Em vez de seus vendedores perderem tempo buscando preços em tabelas impressas, podem atrair mais clientes e até aperfeiçoar seus argumentos de vendas.

 

Além disso, com o apoio de um site bem-elaborado, a equipe de vendas pode consultá-lo para tirar dúvidas dos consumidores sem medo de errar e atender clientes mais qualificados. Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas busquem informações sobre os produtos desejados na internet, antes mesmo de falar com os vendedores de sua loja preferida.

 

Transmite mais credibilidade
Certamente você já deve ter ouvido uma brincadeira afirmando que “se está na internet, é verdade”. Apesar dessa máxima nem sempre estar correta, é fato que uma loja que tem seu próprio domínio — ou endereço na internet — tem mais credibilidade. Basta pensar em qual loja seria mais confiável para você: a que tem um e-mail “vendas@abelacessorios.com.br” ou uma que tem um e-mail “vendas_abelacessorios@hotmail.com”?

 

Grande parte das pessoas se sentem muito mais seguras comprando de empresas que marcam presença no mundo digital, seja com um site simples, uma loja virtual ou mesmo interagindo com os clientes por meio das redes sociais.

 

Melhora a experiência dos seus clientes
Não é raro encontrar clientes que chegam em uma loja física mostrando a foto de um produto pelo celular ou até mesmo mostrando o site de uma empresa concorrente. Essas pessoas estão buscando informações e pesquisando preços pela internet, da comodidade de seus lares, antes de bater perna de loja em loja.

 

Pensando nisso, muitas lojas têm investido em sites robustos, oferecendo até uma loja virtual, para que os consumidores tenham uma experiência melhor durante sua jornada de compra e, assim, conseguem fidelizar os clientes.

 

Um exemplo disso é que as melhores empresas de varejo permitem que seus clientes comprem dela tanto nas lojas físicas quanto em seus sites — chamados de e-commerce —, aplicativos e até pelas redes sociais. Elas estão indo onde o consumidor está e não esperando que eles as procurem.

 

Expande o seu público-alvo
As lojas físicas têm um grande diferencial em relação às lojas virtuais: a possibilidade de experimentação. Parte dos brasileiros ainda são adeptos do “pegar nas mãos” antes de decidir uma compra. No entanto, tirando as grandes varejistas que têm uma loja em cada bairro, as empresas que não estão na internet têm um grande problema: as limitações geográficas.

 

Dificilmente um cliente deixará de comprar o produto que precisa ao lado da casa ou do trabalho dele para atravessar a cidade até chegar a sua loja. Por isso, a presença digital é importante, pois ela rompe as barreiras geográficas. Em vez de fazer negócios apenas no seu bairro ou em sua cidade, você terá oportunidade de vender para todo o país e até mesmo para fora.

 

Aumenta o volume de negócios
Com um público-alvo expandido e com a possibilidade de vender para qualquer pessoa do Brasil ou do mundo, certamente o volume de negócios aumentará consideravelmente. E esse é um dos pontos principais que têm motivado empresas de todos os níveis a atuarem não apenas em suas lojas físicas, mas também na internet.

 

E essa digitalização dos negócios é algo percebido em todos os segmentos do mercado. Desde empresas que vendem doces por encomenda até lojas de ferragens e materiais de construção.

 

Como você pôde ver, manter seus negócios focados apenas em sua loja física poderá te deixar para trás no mercado. Afinal, a jornada do seu consumidor certamente já mudou. Então, você precisa se adaptar às mudanças do mercado, melhorando a imagem da sua loja, aprimorando a experiência do seu cliente, entregando mais conveniência para ele e potencializando ainda mais os seus negócios.

 

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