blog-banner

Espelhos: vantagens da utilização de fixadores

Publicado em: 13/03/2020 20:25 | Atualizado em: 25/03/2020 14:53

 

Os espelhos ganham cada vez mais destaque em projetos de construção civil. Além de sua função principal, exibir o reflexo das pessoas, passaram a ser empregados como objetos decorativos em outros ambientes internos além do quarto e banheiro, e mesmo na fachada de prédios comerciais.

 

Com a maior gama de utilização, diversos métodos de fixação surgiram, sendo cada um mais indicado para uma determinada finalidade, a depender de fatores como tamanho das lâminas, local de instalação, normas técnicas do projeto, dentre outros.

 

De maneira geral, as técnicas de fixação de espelhos se dividem em dois grandes grupos: fixação química, feita através de produtos como silicones especiais e fitas dupla face; e fixação mecânica, realizada através de peças metálicas.

 

Apesar dos métodos químicos serem cada vez mais utilizados e apresentarem inúmeras vantagens, é consideravelmente mais caro que os métodos mecânicos, que ainda é o preferido na lida com espelhos. 

 

Mas quais as vantagens da utilização desses fixadores? É isso que você descobrirá na sequência.  

 

1. Maior resistência à ação da gravidade
Para espelhos a serem instalados em superfícies muito inclinadas, como fachadas de prédio e tetos, a instalação mecânica é obrigatória, ou seja, os fixadores químicos não podem ser utilizados neste caso.


Isso ocorre por uma questão de segurança: peças mecânicas são mais resistentes à ação do clima e são capazes de suportar maior peso, o que as tornam mais seguras, especialmente no longo prazo.

 

2. Finalização imediata
Nos métodos de fixação química, o espelho não fica finalizado imediatamente após sua instalação, uma vez que é necessário um tempo de cura para que o produto possa atingir o estado ideal. Esse tempo de cura varia entre 24 a 72 horas.


Já nos métodos de fixação mecânica, isso não ocorre, uma vez que a finalização ocorre imediatamente após o espelho ser instalado, permitindo manter o projeto dentro do cronograma e independente de condições externas, como situação climática.

 

3. Maior adaptabilidade
Essa é sem dúvida uma das maiores vantagens da fixação mecânica de espelhos: ela pode ser feita por meio de diferentes técnicas, como aparafusamento, moldura, garra ou botão francês. Dessa maneira, é possível escolher o método mais adequado ao projeto, algo que além de economia de tempo na execução do serviço, também pode levar a economia financeira.

 

Assim, mesmo que a fixação mecânica exija ferramentas específicas para que possa ser feita, como furadeira e parafusadeira, o resultado final certamente compensa, uma vez que se tem um trabalho com ótimo acabamento, segurança e durabilidade.

 

No entanto, vale ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados durante a instalação. Os acessórios de fixação devem ser de extrema qualidade para evitar que oxidem e tenham a vida útil encurtada. Também é importante utilizar produtos adequados para o isolamento dos parafusos, evitando que causem danos à superfície espelhada.

 

Na Completa, você encontra fixadores mecânicos de diversas marcas e modelos a preços acessíveis. Turbine seu projeto gastando pouco: https://www.completa.com.br/produtos/acessorios-para-vidro

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2020