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Como vender mais e se tornar um marceneiro de sucesso

Publicado em: 08/05/2020 11:17 | Atualizado em: 08/05/2020 11:17

 

Algumas vantagens competitivas dos serviços de marcenaria, em relação às lojas de móveis planejados são o atendimento especial dado a cada cliente e a entrega de um produto totalmente personalizado. Isso faz diferença para os consumidores, principalmente para aqueles que dão atenção especial aos detalhes. Mas não basta apenas saber dessas oportunidades, é preciso estar preparado para aproveitar a demanda.

 

Para expandir a rentabilidade do seu negócio, trouxemos algumas dicas para melhorar sua prospecção e fidelização de clientes e alavancar seu processo de vendas. Um mapeamento completo de todas as fases do negócio, desde o fornecimento da matéria até o pós-venda, é uma boa solução para identificar oportunidades de lucro ou de redução de custos.

 

Divulgue seu negócio de forma inteligente

 

1 - Divulgar localmente 

Por conveniência, muitas pessoas procuram marceneiros próximos a onde moram. Assim, divulgar sua marcenaria através de jornais do bairro, placas e panfletos é um bom jeito de ser mais conhecido por pessoas perto de você. Já no ambiente online, é possível divulgar seu local físico através do Google Meu Negócio, um aplicativo que permite que os usuários te encontrem digitando seu serviço junto à cidade ou bairro. Ex: marcenaria em Bauru.

 

2 - Utilizar as redes sociais

Muitas marcenarias e marceneiros autônomos estão no Facebook e no Instagram. Isso porque ambos são ótimos lugares para postar fotos de seus projetos, falar sobre tendências em decoração, mostrar etapas da produção, interagir com seus clientes e muito mais. Por isso, manter um perfil atualizado, com fotos atraentes e bom conteúdo é essencial. Você também pode utilizar o WhatsApp Business para mandar mensagens personalizadas sobre promoções e outras novidades.

 

3 - Fazer parcerias

Você também pode fazer parcerias com construtoras, lojas de itens de decoração, imobiliárias e até pequenos negócios do seu bairro pedindo para que te indiquem ou disponibilizem seu panfletos. Outro jeito é se oferecer para mobiliar outro negócio (de preferência bem conhecido) e aí anunciar o resultado, junto ao nome do parceiro como um case de sucesso.

 

Apresente seu produto da melhor maneira

 

1 - Portfólio

Ter um portfólio bem feito e diversificado é uma ótima forma de demonstrar sua expertise para os clientes, principalmente se você não tem espaço para montar um show room. Para isso, pense nos seus melhores trabalhos e fotografe-os ou peça para o cliente que comprou o faça. Depois, elabore uma boa descrição do móvel que indique o material, funcionalidade, indicações, medidas, etc. Não é interessante colocar o preço. Lembrando que seu portfólio pode ser impresso e/ou online (site ou pdf), para escolher pense onde seus clientes o veriam mais facilmente. 

 

2 - Showroom

Mesmo com recente aumento das compras pela Internet, o showroom ainda é muito valorizado pelos clientes por fornecer uma materialização do resultado final do móvel e uma boa noção da qualidade e durabilidade dele. Além disso, o showroom representa um estoque extra que ainda é funcional! Se houver possibilidade, faça sua própria exposição de móveis. Você pode organizá-los seguindo a dinâmica de uma casa ou separados por categorias personalizadas.

 

Mantenha o relacionamento com o cliente constante e sólido 

 

1 - Contato personalizado

Diferentemente de uma loja de móveis planejados, um marceneiro ou arquiteto tem acesso a mais informações do cliente já que a capacidade de atendimento é numericamente limitada. Essa aparente fraqueza, pode ser uma oportunidade, uma vez que sabendo os desejos e gostos dos clientes é possível enviar promoções, sugestões de móveis e pós-venda muito mais assertivos.

 

2 - Necessidades ativadas

Em se tratando de móveis, geralmente as pessoas depositam muita confiança no marceneiro. Ou seja, se você fizer um trabalho bem feito e atender o cliente da melhor forma possível, é muito provável que seja chamado outras vezes. Assim que uma relação de confiança for estabelecida, suas sugestões de móveis novos serão bem aceitas e seus pedidos irão aumentar.

 

3 - Indicações pela base de clientes

Você pode atrair novos clientes através de clientes já existentes. O mesmo cliente que aceita suas sugestões, provavelmente já é um promotor da sua marca. Isso quer dizer que ele faz questão de falar o quanto gosta do seu serviço para amigos e conhecidos. Mas para saber quem são essas pessoas, primeiro faça uma pesquisa de opinião com a clientela de 0 a 10, as notas 9 e 10 serão dos promotores. Depois, pergunte a eles se eles não podem indicar o seu serviço ou ofereça benefícios, como descontos e brindes para quem fizer.

 

Caso você esteja sobrecarregado para realizar essas funções ou prefere ajuda profissional para isso, contrate um vendedor ou um assistente de marketing. Mas jamais esqueça que a divulgação do negócio e o relacionamento com o cliente são funções vitais no processo de venda.

 

Agora é só botar a mão na massa e ver suas vendas decolarem. Para saber mais dicas de empreendedorismo para marcenarias, consulte o Blog da Completa.

 

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