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7 segredos para a fidelização de clientes da sua empresa

Publicado em: 16/04/2020 10:32 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

 

Para sobreviver à concorrência do mercado, os donos de pequenas e médias empresas precisam se desdobrar. Mas não é preciso se desesperar, pois a fidelização de clientes pode ser feita de diversas formas.

 

No entanto, é preciso lembrar que, para fidelizar quem consome o seu produto ou serviço, você precisa, principalmente, atender às necessidades dessas pessoas, buscar inovações que agreguem valor e qualidade ao que você entrega e manter um bom relacionamento com os consumidores.

 

Se você não tem ideia de como fazer isso, continue lendo este artigo: vamos compartilhar 7 segredos para fidelizar os clientes da sua empresa. Aproveite!

 

Mas, antes dos segredos…

Antes de começar a te entregar o ouro, é preciso ponderar a importância da fidelização. Pode parecer clichê, mas você imagina como algumas empresas conseguem um crescimento enorme em tão pouco tempo de vida?

 

Para ilustrar, podemos citar a Nubank (empresa de cartão de crédito). A empresa nasceu no final de 2013 e já tem mais de 1 milhão de clientes ativos, além de uma fila de espera formada por parte das mais de 8 milhões de pessoas que já solicitaram o serviço. E olha que se trata de um cartão de crédito, cujo proprietário não mantém equipes nas ruas perguntando se as pessoas desejam fazer um cartão.

 

O segredo da Nubank? Um serviço minimamente inovador e um excelente atendimento, respaldado por ações de comunicação e marketing que se popularizam nas redes sociais e atraem ainda mais interessados. Esse crescimento é o que mantém a empresa viva. Afinal, como mostrou a reportagem da Época Negócios, apenas no primeiro semestre de 2017, a Nubank teve receita equivalente a todo o ano de 2016.

 

Os segredos da fidelização de clientes.

Assim como a Nubank, o seu negócio também pode fazer isso. Mas ao contrário deles, que tem grandes quantias de verba disponíveis, não é preciso investir muito para fidelizar clientes. Confira os segredos que qualquer empresa pode — e deve — fazer para se manter viva e com crescimento saudável.

 

1. Entregue qualidade acima do esperado

Todo gestor ou dono de empresa também é um consumidor. Portanto, nem é tão difícil se colocar no lugar do seu cliente para saber como é bom ser surpreendido pela qualidade de um produto ou serviço. Por isso, foque parte dos esforços da sua equipe nisso.

 

Encantar o seu consumidor é o segredo mais básico de todos para a fidelização de clientes e o aumento deles. Afinal, já dizia o pai do Marketing, Philip Kotler: um cliente satisfeito conta para três outras pessoas sobre a experiência positiva com a sua empresa. Já um cliente insatisfeito relata uma experiência negativa para 11.

 

Então, coloque a qualidade e a satisfação como meta a ser perseguida constantemente pela sua empresa. E isso não pode ser apenas no produto ou serviço, mas também no atendimento ao cliente e no pós-venda.

 

2. Mantenha-se onde seu cliente está

Com o tanto de empresas que existem no mercado, não é aconselhável pensar que o cliente vai te encontrar “por acaso” quando precisar de um produto ou serviço. Afinal, certamente existem outros estabelecimentos mais famosos ou mais próximos da pessoa do que o seu.

 

Portanto, é importante manter a sua marca onde os seus clientes estão. Hoje em dia, o lugar mais fácil para se fazer isso é a internet. Afinal, a imensa maioria das pessoas está em alguma das redes sociais mais populares, seja Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter ou qualquer outra.

 

Exatamente por esse motivo, é fundamental que a sua empresa tenha uma página nessas ferramentas sociais e mantenha uma interação com seu público, mostrando os seus produtos, apresentando os argumentos de compra e mantendo contato.

 

3. Aposte no marketing de conteúdo

No início da internet, as empresas acreditaram que aquele novo meio de comunicação era como uma televisão ou um rádio. Devido, principalmente, à limitação técnica desses dois últimos meios de comunicação, as organizações apenas falavam e dificilmente ouviam os seus clientes.

 

Agora, a internet transformou a comunicação em uma via de mão dupla. E não apenas nas redes sociais. Nos sites das companhias, percebeu-se que os consumidores não queriam apenas acessar propagandas de produtos ou serviços. Eles valorizavam a oferta de conteúdos que agregassem algo à vida deles. Foi para suprir essa necessidade e cultivar mais clientes que surgiu o marketing de conteúdo.

 

Ou seja, o segredo para se dar bem no meio digital é interagir com seus clientes e proporcionar conteúdos de qualidade para eles. As possibilidades são diversas: blogs, canais de vídeo, e-books educativos e o que mais sua criatividade permitir.

 

Caso sua empresa ainda não possua estrutura para manter estratégias de marketing digital, seja você mesmo a fonte de informações confiáveis sobre o ramo em que atua, oferecendo informações relevantes aos clientes no momento da compra. É importante demonstrar todo o conhecimento que possui sobre os produtos que sua loja oferece, para que os clientes o reconheçam como uma referência.

 

4. Ofereça um ambiente agradável

Você investiu no meio digital e está com um site lindo, com muito conteúdo de qualidade e uma boa presença nas redes sociais. Mas se sua empresa tiver lojas físicas ou mesmo apenas showroons, é preciso também oferecer um ambiente agradável.

 

Quando o consumidor chegar ao seu endereço, ele precisa se sentir confortável e ser bem-recebido. Por isso, investir em móveis de qualidade e uma decoração aconchegante que deixe o ambiente agradável é um segredo para não espantar as pessoas e ainda fidelizar os clientes.

 

5. Diversifique nas formas de pagamento

Foi-se o tempo em que todo mundo pagava por algo da mesma forma. Há anos que existem uma diversidade de opções: cartões de crédito, boleto, carnês, financiamentos, etc.

 

Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais clientes estarão aptos a comprar o seu produto ou contratar o serviço da sua empresa. Então, pense muito bem nisso e não perca clientela porque não aceita cheque ou porque a maquininha do cartão não aceita uma ou outra bandeira.

 

6. Cultive um bom relacionamento com o cliente

Já falamos um pouco sobre bom atendimento no decorrer deste texto. Para a maior parte dos consumidores, esse é um ponto crucial. Afinal, com tantas empresas no mercado, aquela que se mantiver mais próxima deles é a que será mais facilmente lembrada quando precisarem de produtos ou serviços.

 

Assim, um dos melhores segredos é manter-se presente no dia a dia das pessoas. Seja por meio de brindes úteis com a sua marca estampada ou por uma comunicação intimista. Envie e-mail, SMS com promoções, ligue para dar os parabéns ao cliente e deixe-o consciente de que você pensa nele e o valoriza.

 

7. Tente e invente algo diferente

Existem diversas empresas que servem de exemplo para a importância da inovação. A mais famosa de todas é a Apple. Afinal, a companhia só cresceu tanto após a inovação que seus produtos proporcionaram à sociedade.

 

Então, dedique parte dos esforços da sua empresa na busca de produtos ou serviços inovadores. Por vezes, apenas uma simples adaptação naquilo que seu negócio já oferece é o suficiente para a fidelização de clientes.

 

Como viu, fidelizar clientes não é tão difícil como parece e nem exige altos investimentos. Mas demanda esforços e dedicação dos empreendedores. Por isso, comece hoje mesmo a expandir sua carteira de consumidores.

 

E aí, gostou das dicas? Você aplica outros métodos para a fidelização de clientes na sua empresa? Então, conte para a gente nos comentários!

 

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