blog-banner

5 bons hábitos de gestão do tempo para o sucesso da sua loja

Publicado em: 27/04/2020 09:42 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

 

Sabe aquele velho ditado popular que diz que “tempo é dinheiro”? Pois ele é especialmente verdadeiro para você, dono de um negócio. Como você é o principal responsável pela administração da empresa, é fundamental que saiba fazer uma gestão do tempo eficiente para que o negócio possa crescer saudável e lucrativo.

 

Caso contrário, você logo perceberá que as demandas do dia a dia estão se acumulando, que as tarefas de toda a equipe não estão sendo realizadas dentro do prazo, entre outros contratempos que surgem quando a gestão de tempo não é bem-organizada.

 

Mas, então, como garantir que o período que você dedica à empresa seja bem-aproveitado? É o que contaremos neste post! Com nossas dicas práticas e eficientes, será possível incluir na sua rotina hábitos de gestão do tempo que vão fazer toda a diferença no seu  negócio. Continue a leitura e fique de olho!

 

1. Concentrar-se em um problema de cada vez

Você já se sentiu sufocado ou atordoado diante da pilha de demandas e problemas que precisa resolver em um dia? Isso é comum em um negócio em que se é o responsável por coordenar tudo. Mas isso não significa que seja saudável!

 

Se seguir assim por muito tempo, o estresse logo vai começar a afetar você e a seu trabalho. Portanto, nossa primeira dica para a gestão do tempo é concentrar-se em um problema de cada vez. Veja qual é o mais urgente, resolva-o até o final e, então, passe para o próximo.

 

Não se preocupe — os outros “pepinos” continuarão ali esperando sua atenção! Se tentar dar conta de tudo de uma vez, a tendência é que você misture as coisas, deixe demandas de lado, tome decisões apressadas e piore ainda mais a situação.

 

2. Fazer uma agenda diária

A boa e velha agenda é uma excelente parceira para melhorar seus hábitos de gestão do tempo. Ela pode ser online ou de papel, como você preferir. O importante é listar nela tudo o que deve fazer em cada dia, para poder se organizar com mais tranquilidade e, assim, dar conta de tudo sem atrasos ou esquecimentos.

 

Afinal, o simples ato de escrever o que você tem que fazer (seja no papel ou em um dispositivo eletrônico) ajuda a torná-lo mais concreto, pois apenas pensar sobre suas demandas pode ser sufocante e bagunçado.

 

Outra ótima dica para usar a agenda com eficiência é listar as demandas de cada dia de acordo com a ordem de urgência de cada uma delas. Essa urgência pode ser baseada em critérios, como prazo de entrega, dificuldade de execução e tempo que será gasto até concluir a tarefa.

 

Se a agenda for online, é fácil consultá-la e atualizá-la sempre que for necessário. E, caso prefira uma de papel, carregue-a sempre com você.

 

3. Definir urgências e prioridades

Essa dica também te ajudará a organizar os demais hábitos de gestão do tempo. Como adiantamos quando falamos da agenda, a definição de urgências e prioridades é muito importante para que você consiga decidir quais demandas serão resolvidas primeiro.

 

Ao fazer isso, será possível “visualizar” seu dia de trabalho antes mesmo de começá-lo. Assim, você evita aqueles momentos em que fica perdido pensando em tudo o que tem para fazer. Se isso acontecer, basta conferir sua lista de urgências e sua agenda diária a fim de verificar qual deve ser o próximo passo.

 

Também é importante levar em consideração a sua produtividade. Você rende melhor logo de manhã cedo ou no final da tarde? Deixe as tarefas mais cansativas e que precisam de mais concentração para esses períodos em que você tem mais energia e foco para trabalhar. Isso vai fazer com que seu tempo valha ainda mais.

 

4. Deixar as distrações de lado

Hoje, andamos para todo lado com nosso celular, tablet e computador, não é mesmo? Isso traz muitas praticidades, como a possibilidade de manter contato com a equipe o tempo todo, de acessar documentos de qualquer lugar e de resolver demandas com mais rapidez. Por outro lado, a tecnologia também é uma fonte inesgotável de distrações.

 

Ligações da família e amigos, aplicativos, redes sociais, mensagens no WhatsApp, e-mails pessoais, jogos, notícias de entretenimento e esportes— tudo isso disponível a alguns cliques de distância enquanto você cuida do seu negócio.

 

Mas uma pausa de cinco minutos para conferir as notificações pode transformar-se em horas de trabalho desperdiçadas, sem que você nem perceba. Por isso, é necessário restringir as distrações enquanto trabalha, para que você não chegue no final do dia com aquela sensação desagradável de que não fez nada do que tinha que fazer.

 

5. Analisar seus hábitos de gestão do tempo

As técnicas de gestão do tempo que apresentamos até aqui são eficientes de maneira geral e, com certeza, vão fazer a diferença na forma com que você gerencia sua empresa. Entretanto, é importante considerar que cada um de nós tem características específicas, fazendo com que nem tudo funcione da mesma forma para todo mundo.

 

Sendo assim, encerramos nossa lista de hábitos de gestão do tempo com a orientação de que, ao final de cada dia, você analise tudo o que aconteceu durante o expediente.

 

Como você gerenciou seu tempo? O que funcionou e o que poderia melhorar? Conseguiu dar conta de tudo o que tinha que fazer e ainda sobrou tempo? Teve que deixar alguma tarefa para o dia seguinte? Se sim, por quê?

 

As respostas a essas perguntas te ajudarão a reforçar hábitos positivos e a deixar de lado costumes negativos, como a distração e a falta de planejamento. Com isso, sua gestão do tempo se tornará ainda mais eficiente e seu negócio crescerá cada vez mais.

 

Mas não adianta, é claro, só pensar em como seus hábitos podem melhorar! Tudo o que você analisar em um dia deve ser colocado em prática nos próximos. Caso contrário, você apenas substituirá os costumes, sem realmente conseguir fazer com que eles evoluam.

 

E então, gostou de conhecer nossas dicas para melhorar seus hábitos de gestão do tempo? Pronto para colocar a mão na massa e conquistar mais lucro e sucesso? A fim de continuar de olho nos conteúdos que preparamos especialmente para você, siga nossa página no Facebook!

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024